Páginas

Pesquisar receitas

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cinema e gastronomia: Se bem combinados, os ingredientes dessa receita produzem resultados de dar água na boca.

Apesar de saber que não deveríamos assisti-los com olhos de chef, pois o risco de perdermos o lirismo e a poesia intrínsecas é enorme, em inúmeros casos isto é quase impossível. Como não maravilhar-se com imagens que refletem com quase perfeição detalhes de uma cozinha, situações parecidas as vividas em nosso dia-a-dia, ingredientes de uma receita e até sugestões inusitadas e atraentes.

Existem vários exemplos da enorme a semelhança entre o dia-a-dia de um chef e o que é mostrado na tela, e dos quais também podemos tirar ensinamentos. Da longa série de filmes cujo tema é a gastronomia, alguns refletem muito bem este cotidiano e vale a pena assisti-los. Para quem se interessa pelo tema listo algumas sugestões bem “gostosas”.

Para aqueles que não imaginam como seja, em “Vatel - um banquete para rei” com Gerard Depardieu, podemos ver claramente o lado extremo do stress vivido diariamente por um chef. É um fogo cruzado. De um lado a responsabilidade de proporcionar um momento inesquecível ao cliente, (neste caso o rei) e de outro lidar com funcionários que não acompanham o mesmo ritmo de atividade e pensamento do chef, fornecedores que atrasam e a possibilidade de não poder cumprir com as expectativas do comensal.
No filme em questão, o cozinheiro se mata ao saber que uma remessa de peixes, fundamental para o sucesso de um jantar real, não chegará a tempo.



“Ratatouille” mostra bem as diversas divisões de trabalho, praças, como chamamos o layout de uma cozinha, o estrelismo de alguns chefs e o dom que algumas pessoas tem para a arte de cozinhar.



Em “O tempero da vida” , talvez um dos filmes mais poéticos dos últimos tempos, a sabedoria advinda da experiência, a arte de combinar os temperos sem agredir o paladar, os diferentes usos de um mesmo ingrediente por culturas diversas, são a tônica.



“Simplesmente Martha” retrata fielmente um chef perfeccionista e o quanto a vida profissional vai se sobrepondo a vida pessoal dificultando os relacionamentos, coisa muito comum na profissão.



“Mondovino” faz um trajeto sobre a produção e comercialização de vinhos nos dias de hoje, mostrando o poder das grandes indústrias sobre os pequenos viti-vinocultores.



E por aí vai, diversão para quem gosta de cinema e gastronomia é o que não falta. Além desses poucos que mencionei acima existem outros clássicos que deveriam ser assistidos, como:

-Festa de babete
-Como água para chocolate
-Estômago.
-Sideways.
-Sem reservas.
-Um beijo roubado
-Chocolate.
-A fantástica fábrica de chocolates.
-Um bom ano.
-O segredo do grão.
-Amor a flor da pele.
-Caminhando nas nuvens.
-Comer, beber, viver.
-Herencia.
-O amor está na mesa.
-Sabor da paixão.
-Simplesmente irresistível.
-Tampopo

Nenhum comentário:

Postar um comentário