Páginas

Pesquisar receitas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dia do Macarrão é comemorado sem culpa em vários países

Trecho do texto publicado em 23.10.2009, às 12h24
Jessica Souza
Do JC Online

Chineses, italianos e árabes discutem a autoria da delícia

É simples, barato, refinado, gostoso, prático e não engorda (tanto quanto pensam). O Dia Internacional do Macarrão é comemorado neste domingo (25) no Brasil, Itália, México, Turquia e outros países. A data foi escolhida em 1995, durante o I Congresso Mundial de Macarrão, em Roma. O Brasil é o terceiro maior fabricante do mundo, ocupando a 12ª posição no ranking de consumo per capita, com 6,6 kg/ano. O maior consumidor é, sem surpresas, a Itália, com o impressionante número de 28 kg por habitante ao ano.

Ninguém sabe ao certo a origem do macarrão. Textos de civilizações antigas relatam que, por volta de 2500 a.C., os assírios e babilônicos conheciam um cozido à base de cereais e água, mas ainda muito diferente do que comemos hoje em dia. A versão mais comum afirma que a delícia teria chegado em Veneza em 1295 por Marco Polo, que acabara de voltar de uma viagem pela China.

Outra teoria respeitada relata que a mais próxima referência do macarrão estaria no Talmud de Jerusalém, a compilação das leis e preceitos judaicos, num trecho em aramaico datado do século 5. O itriyah, como era chamado na época, teria se espalhado por todo o mundo árabe e chegado à Sicília por volta do século 9.

Enquanto chineses, italianos e árabes discutem a autoria da massa, a gente faz o que realmente importa... come!

Venha experimentar na Corina o Talharine ao molho pesto (foto) entre outras massas simples ou recheadas acompanhadas de molhos deliciosos como o Corina, que leva apenas tomates frescos e manjericão. Você pode comer no restaurante ou levar prontinho para casa. Escolha e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário